PROBLEMAS MAIS COMUNS NO SISTEMA DE FREIO E SUAS CAUSAS

   Além das revisões periódicas, os freios também são muito importantes para seu conforto e segurança e temos que ficar atentos aos sinais que o carro nos manda que podem significar desgaste e problemas nos freios. 

   Como você sabe, o sistema de freio é responsável por retardar ou parar o movimento do automóvel. Portanto, esse sistema deve estar sempre em boas condições para garantir a segurança no trânsito, evitando acidentes. Fique atento! Antes de viajar faça um check-up dos freios na Tservice.

   Veja quais são os indícios e suas prováveis causas: 

  •   Barulho/Raspando ao acionar pedal de freio:

   Se, ao pisar no pedal, você ouve um rangido, como se algo estiver raspando/roçando na roda, é indicador que o jogo de pastilhas e/ou os discos de freio chegaram ao final da sua vida útil. Isso não é necessariamente um defeito, mas sim um desgaste natural decorrente do uso do veículo. A vida útil das pastilhas e discos de freio varia muito em função do estilo de dirigir de cada motorista, do peso do veículo (blindado ou com mais de 2 passageiros acelera muito o desgaste), do percurso que o veículo roda e da qualidade das peças utilizadas na reposição. 

  •   Pedal duro ou pesado:

   Se ao pisar no pedal, ficar duro/pesado, é indicador que o multiplicador de forças ou servo freio não está em boas condições. Pode ser um problema de estanqueidade da mangueira, que liga o servo freio até o motor, ou as câmaras do servo freio sem vedação, entre outras causas.

  • Pedal baixo:

   Quando o pedal fica baixo, ou seja, chega a tocar o assoalho, o problema pode ser vazamentos no cilindro mestre, nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça de freio ou no cilindro de roda. Esses fatores podem baixar o fluido de freio e o pedal.

  • Vibração no volante:

   A vibração no volante, ao pisar no pedal, pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. Alinhamento e Balanceamento apresentam sintomas muito parecidos, somente um mecânico qualificado pode identificar o real problema e a melhor solução.

  • Pedal esponjoso – Freio emborrachado:

   Quando o pedal se torna esponjoso, ou seja, mais baixo e fofo, pode ser indício de ar no sistema, ou de fluido de freio envelhecido.

  • Desvio de trajetória:

   Caso ocorra desvio de trajetória ao pisar no freio, deve-se fazer a verificação das condições das pinças de freio. 

   A Tservice Itavema é especialista em Sistemas de Freio, trabalhamos com peças homologas Toyota para veículos da própria montadora e com as melhores marcas de peças de reposição para veículos Multimarcas.

Independente da marca do seu veículo, aqui nós aplicamos o Padrão de Qualidade, Atendimento e Transparência Toyota, mecânicos treinados na Fábrica, ferramentas específicas para cada serviço e peças de qualidade e com garantia. 

Seja qual for a marca do seu veículo, aqui ele é tratado como se fosse um Toyota.

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?